sexta-feira, 11 de julho de 2014

Enxaimel - Palestras e Oficinas da Técnica Construtiva

No mês de agosto terão duas palestras sobre a Técnica Construtiva do Enxaimel fazem parte do projeto aprovado pelo  Fundo Municipal de Cultura de Blumenau. Elas começam às 20h e a primeira será no dia 13, na Fundação Cultural de Blumenau, com capacidade somente para 50 pessoas. A segunda será no dia 20, na FURB, Bloco T- 110 e terá capacidade para 100 pessoas.

Já nos dias 25, 26 e 27 acontecerão 3 Workshop´s ou oficinas, com capacidade de 20 pessoas (cada), na Casa Enxaimel, localizada na Rua Gustavo Zimmermann, n°1.051 no bairro Itoupava Central em Blumenau. O início será às 7h30min e haverá uma apresentação durante 15 minutos.

Às 9h será servido o "Fruhstück" com café e cucas. Ao final dos trabalhos, caso haja tempo, qualquer um poderá repetir alguma estação de trabalho para saber mais detalhes sobre o processo da Técnica do Enxaimel. O término dos trabalhos está previsto para às 12h30min.

Em cada dia do Workshop, os participantes serão divididos em 4 grupos de 5 pessoas. Cada grupo ficará 40 minutos em cada estação de trabalho. Há uma orientação de 5 a 10 minutos quanto à história da ferramenta e seu funcionamento e depois cada membro do grupo poderá executar o exercício.

As estações e exercícios:
  • Falquejar / machados / plainas
  • Uso da linha / Serrote traçador / Serrote de troncos.
  • Traçar linhas de corte e serrar encaixes / instrumentos de medição / gabaritos.
  • Fazer furos / formão / brocas
  • Montagem de parede / furos / meios de controle
  • Marcação das peças
Informações e reservas:
Paulo Volles (47) 3339-3872 - pvolles@hotmail.com
Angelina Wittmann (47) 3327-0780 - angewitt@hotmail.com

Após a inscrição, o convite deverá ser retirado meia hora antes do evento iniciar. Após este tempo, o convite poderá ser disponibilizado a outro interessado em participar das oficinas ou palestras, já que as vagas são limitadas.

Fonte: blog Angelina Wittmann

O Presidente do Lions Clube Blumenau Centro foi conhecer o Projeto Horto/Jardim Museu de Ecologia Fritz Müller



O Presidente do Lions Clube Blumenau Centro, Dr Nilton Nasser, a Secretária do Instituto Ana Maria L Moraes e a Engenheira Agrônoma Daniela Mayerle, que efetuará o projeto de revitalização do Museu, encontraram-se naquele local na última quarta feira dia 09/07/2014. Acompanhou a visita a Educadora Ambiental do Museu Mabeli Espíndola.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

III Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e do II Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural

Convidamos para participar das discussões do III Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e do II Encontro Internacional Interdisciplinar em Patrimônio Cultural que ocorrerão em Joinville (SC) nos dias 7 e 8/8, bem como para prestigiar II Mostra de Produtos Tradicionais do Vale Europeu e Caminho dos Príncipes também em Joinville, no período de 6 a 10/8.

Na ocasião teremos importantes debates, entre eles uma mesa a respeito da experiência estrangeira em manejo e promoção do patrimônio cultural e das Indicações Geográficas e demais produtos de qualidade diferenciada, com as seguintes presenças:

- Eng. Ana Paula Holbeche Fino Correia Soeiro (Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses - QUALIFICA)
- Prof. Dr. Alberto Francisco Ribeiro de Almeida (Universidade Lusíada do Porto)
- Prof. Dr. Ignacio López Moreno (Universidad Autónoma del Estado de México)

Acesse aqui, conheça mais detalhes da programação e faça a sua inscrição gratuita!

terça-feira, 1 de julho de 2014

Seminário e cartilha do patrimônio cultural edificado


Está previsto para setembro/2014, o lançamento da Cartilha Sobre Patrimônio Cultural Edificado, elaborado pela SEPLAN (Secretaria Municipal do Planejamento Urbano), COPE (Conselho Municipal do Patrimônio Edificado) e IHB.

Conterá informações sobre a importância da preservação das construções, como testemunhos de nossas origens e herança cultural, bem como a legislação existente sobre o assunto e o que Blumenau prevê para a questão.

No Seminário, além da Cartilha, deverá ocorrer um encontro entre técnicos (arquitetos, historiadores, engenheiros) e outros profissionais ligados ao assunto, bem como o público em geral.

O Objetivo é discutirmos as questões relativas a preservação, bem como elaborar uma proposta de melhoria da legislação existente.

Ana Maria L. Moraes | Historiadora