segunda-feira, 26 de maio de 2014

Visita à paisagista Regina Moreira Rodrigue em Curitiba


No último dia 13 de maio,  Daniela Mayerle e Ana Maria Ludwig Moraes estiveram em Curitiba, buscando sugestões e orientações com a paisagista Regina Moreira Rodrigues, com o objetivo de subsidiar o projeto de revitalização do Jardim/Horto do Museu de Ecologia Fritz Müller.

Ainda pretende-se implantar um Jardim dos Sentidos, cujo objetivo é fazer com que os visitantes possam utilizar os cinco sentidos por meio de contato com a natureza especialmente com diferentes espécies de plantas aromáticas e texturizadas, ouvir sons de água, sinos do vento, etc. Este espaço é muito agradável aos portadores de deficiência visual, pois é especialmente projetado para o visitantes usufruí-lo com os olhos vendados e assim dedicar-se a outros sentidos além da visão.

Este projeto também será executado com recursos da Central  de Apoio às Execuções Penais do Forum de Blumenau





Ana Maria L. Moraes | Historiadora | Secretária IHB

Agradecimento aos colaboradores


O IHB agradece aos Associados Claus Jensen pelo trabalho de diagramação e arte final da palestra proferida no Rio de Janeiro; a Ornella Pezzini pela tradução da palestra em inglês; a Daniela Mayerle pelo ajardinamento do Jazigo de Fritz Müller e pela manutenção do Horto do Museu de Ecologia e ao Sr José Marcelino Lauretino, seu assistente,  que realiza voluntariamente o trabalho de jardinagem no jazigo.

 À Raízes Construções e Incorporações pela recuperação do Jazigo, que apresentava graves problemas de infiltração e quebra do revestimento dos túmulos.

À Dra Maria Gardênia Maders Garcia pela orientação em assuntos relacionados ao Edifício América e ao Dr. Mauro Dorigatti pelo acompanhamento e confecção do Termo de Parceria a ser assinado entre IHB e FAEMA.

Todos estes trabalhos, realizados voluntariamente!

Apresentamos a estes voluntários, os agradecimentos de todos os associados do Instituto Histórico de Blumenau.

Ana Maria L. Moraes | Historiadora | Secretária IHB

Homenagem ao naturalista Fritz Müller em seu 117º ano de falecimento


No dia 21 último, quarta feira, no Cemitério da Paróquia Luterana Centro, os representantes do IHB (Marcos Schroeder  Presidente em exercício), da FAEMA (Jean Naumann Presidente) e da Fundação Cultural (Silvio Zimmermann Presidente), bem como outros convidados e demais autoridades em suas áreas, prestaram uma singela homenagem ao Naturalista Fritz Müller em seu 117º Ano de Falecimento.

Na oportunidade foi  observado pelos presentes as obras de recuperação do Jazigo da Família Müller, feita pelo IHB, com patrocínio da Raízes Construções e Incorporações Ltda das obras civis e Daniela Mayerle no paisagismo e jardinagem. A manutenção será feita pela associada Daniela com a colaboração do Sr José Marcelino Laurentino, seu auxiliar, que não cobrará pela prestação dos serviços. O IHB continuará – dentro do possível, a zelar para que o mesmo permaneça impecável.

Ana Maria L. Moraes | Historiadora | Secretária IHB

Reunião para definir termo de compromisso de parceria entre FAEMA e Museu de Ecologia Fritz Müller


Reuniram-se na FAEMA, com o Diretor do Museu de Ecologia Fritz Müller Sr Manoel Fernandes Neto, na quarta feira dia 07 de maio, o advogado Dr Mauro Dorigatti associado do IHB, Marcos Schroeder Vice-Presidente do Instituto e Ana Maria Ludwig Moraes Secretária, para discutirem o Termo de Compromisso de Parceria que será firmado entre as duas Instituições.

Em virtude dos projetos que estão sendo executados no Museu, é necessário que as partes envolvidas tenham suas participações devidamente formalizadas.

Ana Maria L. Moraes | Historiadora | Secretária IHB

terça-feira, 20 de maio de 2014

Reunião do IHB no SENAC Restaurante Escola no dia 6 de Maio


No último dia 06 de maio ocorreu reunião do IHB no SENAC Restaurante Escola - avaliamos as atividades já desenvolvidas e outras a serem colocadas em nosso planejamento.