sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Iº Seminário de Patrimônio Cultural Edificado de Blumenau - SEPACEB


Nosso seminário ocorreu e foi um sucesso, muito além das expectativas que tínhamos.
Os objetivos foram alcançados, na medida em que conseguimos dialogar e elencar ações que serão colocadas em prática gradativamente.



Este seminário demonstrou que estamos prontos e desejamos expressar e ouvir de forma madura os mais diferentes pensamentos e convergi-los para as melhorias que desejamos em nossa cidade.

Costumamos reclamar e criticar o que julgamos ser erros, tendemos a considerar como faltas graves, tudo aquilo que vai contra nossas crenças e convicções pessoais. No entanto, muitas vezes apesar de estarmos cobertos de razão, perdemos nossa força reivindicatória e oportunidade de argumentação, pela maneira como as expressamos.

E aqueles que tem o poder de decidir e fazer, ao invés de buscar o diálogo, assustam-se e se fecham. Isolados, acabam tomando decisões equivocadas exercendo o poder sem contar com apoio, a discussão e o debate, para aprovação ou desaprovação de seus projetos.

Por isso cabe enaltecer as discussões bem embasadas que permearam as palestras e conversas dos diversos palestrantes e ouvintes. Foi um aprendizado rico e de muito conteúdo para todos os presentes.

O I SEPACEB congregou várias entidades atuantes na área da esfera federal como IPHAN, MinC, orgãos de outras cidades como o IPUF e diversos participantes de Blumenau e de várias cidades da região, numa frequência média de 80 pessoas, seja na abertura na quinta feira, seja na sexta feira.

As avaliações deixadas foram as melhores possíveis, houve reconhecimento pela organização, palestras e pelo clima que reinou durante todo o tempo.

Realmente trabalhamos  juntos para isso - IHB, Secretaria de Planejamento da Prefeitura e Gerência de Patrimônio.

Durante todo o tempo em que estivemos  com esta equipe da Prefeitura, funcionamos como um time e a isto devemos também o clima sentido pelos participantes do evento.


A energia que permeou o desenvolvimento dos trabalhos, expandiu-se para todos aqueles que estiveram conosco.

Na semana que vem elaboraremos a Carta que refletirá os encaminhamentos obtidos no Seminário, citando os tópicos que foram elencados e iremos em busca da efetivação das reivindicações sugeridas.

Somos muito gratos aos nossos patrocinadores: Conselho de Arquitetura e Urbanismo de SC, Pizzaria Baggio, Hotel e Cafehaus Gloria, Teatro Carlos Gomes, Tarpan, Carton Druck e Happs Chocolateria, que propiciaram um evento de alta qualidade sem os quais não teria sido possível custear este significativo evento.

Diretoria do Instituto Histórico de Blumenau

Um comentário:

  1. Claus, parabéns pela divulgação do seminário.
    Muito importante este acontecimento em forma de seminário, para poder esclarecer e agregar novas ideias.
    Parabéns também a todos os organizadores e participantes por disponibilizar tempo muito relevante a nossa cidade.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau

    ResponderExcluir