segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Termo de parceria com a Central de Penas Alternativas do Forum

Além dos recursos financeiros provenientes do Ministério Público e destinados ao Museu de Ecologia Fritz Müller,  foi assinado também um Termo de Parceria, através do qual, recebemos pessoas que precisam prestar serviços comunitários direcionados pela Central de Penas Alternativas do Forum. 

Esta mão-de-obra, muito bem vinda, fará alguns reparos internos no Museu, na parte de marcenaria e também no Horto - onde Fritz Müller fazia suas pesquisas e ainda hoje existem algumas espécies plantadas por ele.

Iremos limpar, replantar e manter o Horto necessário às aulas que ali são ministradas e hoje ficam prejudicadas pela falta deste espaço adequadamente tratado. 

Contudo, ainda permanece a parte de recuperação do prédio, esta mais cara e delicada, para a qual ainda não temos solução.

O telhado, o assoalho, partes de alvenaria precisam ser recuperadas com urgência, pois estão em avançado estado de deterioração por falta de manutenção há muito tempo.

Esperamos que com o tempo possamos recuperá-lo integralmente.

Recursos para recuperação do Museu de Ecologia Fritz Müller

Continua a aplicação dos recursos recebidos do Ministério Público Estadual na recuperação do Museu de Ecologia Fritz Müller. Os recursos financeiros são direcionados a ativação dos aquários e terrários do Museu, necessários às aulas de ecologia, ministradas no local e que atualmente, por falta de manutenção, estão sem uso. 

Os equipamentos de oxigenação da água e conserto da parte de vidros e molduras já foram feitos, agora trabalhamos no repovoamento dos mesmos. Este trabalho consiste em apanhar água, pedras, espécies animais e vegetais em seus locais de origem e transferí-los para os aquários. Já foram feitas duas viagens e mais uma se faz necessária.

Visite o Museu e acompanhe o trabalho que estamos realizando com o apoio da FAEMA. 

Elaboração do pré-projeto da Agenda Cultural

Continuam os trabalhos de elaboração do pré-projeto da Agenda Cultural, realizado pelo Mestrado em Desenvolvimento Regional da FURB e o IHB, com apoio da Câmara de Vereadores,  Fundação Cultural e  ACIB.

Prevê-se que em quatro oportunidades, a cada três meses,  serão oferecidos blocos de atividades como palestras, workshops, oficinas e outros, sobre história, memória, preservação e cultura de nossa cidade e região.

O objetivo é conhecer, discutir, ampliar e convergir  conhecimentos, conceitos e ações sobre nossas raízes culturais e a importância disto no desenvolvimento regional amplo, que abarca não apenas o aspecto econômico, mas cultural, social e científico. 

O início dos trabalhos está previsto para março de 2014 e será aberto a comunidade. 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - “Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados”

Prezados Associados!

Um evento que com certeza irá incrementar nossos conhecimentos sobre História, Memória, Patrimônio...vamos aproveitar!

Patrimônio cultural

 

O I Simpósio de Patrimônio Cultural de Santa Catarina - “Patrimônio Cultural: Saberes e Fazeres Partilhados” tem como objetivo reunir professores, estudantes, pesquisadores, gestores culturais, dentre outros profissionais de diversas áreas do conhecimento, para apresentar, debater, mapear e divulgar pesquisas, experiências institucionais, práticas de preservação e políticas públicas acerca do Patrimônio Cultural de Santa Catarina.

O evento terá duas conferências para as quais foram convidados profissionais com larga experiência no campo do Patrimônio Cultural, duas mesas redondas (compostas por relatos de experiências de projetos e atividades relativas ao Patrimônio Cultural desenvolvidos por universidades, instituições culturais e órgãos públicos municipais, estaduais ou federais em Santa Catarina) e cinco sessões temáticas de comunicação  nas quais será possível a inscrição de trabalhos.

As sessões estarão organizadas em torno das seguintes temáticas:
1 -  “Patrimônio, Instituições e Processos de Patrimonialização”;
2 -  “Patrimônio, Acervos e Políticas de Preservação”;
3 -  “Patrimônio e Processos de Musealização”;
4 -  “Patrimônio e Educação em espaços escolares e não escolares”;
5 -  “Patrimônio, espaço urbano e processos de gentrificação”.

O evento terá ainda sessão de lançamento de livros e uma plenária final, com o relato dos coordenadores dos GTS, fazendo um balanço das apresentações de trabalho e encaminhamentos. A

 

Programação:

 

 

21/11

 

22/11

8h às 9h

Credenciamento

8h às 12h

Sessões temáticas de comunicação (simultâneas)

9h

Abertura

12h às 14h

Intervalo para o almoço

9h30 às 12h

Conferência de abertura

Profa. Dra. 
Márcia Chuva(UNIRIO)

14h às 17h

Sessões temáticas de comunicação (simultâneas)

12h às 14h

Intervalo para o almoço

17h às 17h30

Intervalo

14h às 17h

Mesa Redonda 1

Experiências de Políticas de Gestão de Espaços de Memória

17h30 às 19h

Plenária de discussão dos encaminhamentos/ resultados das discussões

17h30

Lançamento de livros

19h às 21h30

Conferência de encerramento

Profa. Dra. 
Silvana Rubino (UNICAMP)

18h30 às 21h

Mesa Redonda 2

Políticas e Ações de Difusão do Patrimônio Cultural

 

Locais de realização:S

 

Conferências e Mesas Redondas: Auditório Deputado Paulo Stuart Wright da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (“plenarinho”):

Rua Doutor Jorge Luz Fontes, n.310, Centro, Florianópolis, SC

 

Simpósios Temáticos:

Auditório da Casa de Memória (Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes)

Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa

Auditório a Fundação Cultural BADESC

Auditório da Academia Catarinense de Letras

 

 

Cronograma:S

 

 

09/09/2013 a 20/10/2013

Período de inscrições de trabalhos (resumos).

21/10/2013 a 25/10/2013

Novo prazo!

Seleção dos trabalhos (a partir dos resumos). 

Até 31/10/2013

Novo prazo!

Divulgação dos trabalhos selecionados.

20/11/2013

Data-limite para envio do texto completo. 

09/09/2013 a 20/11/2013

Período de inscrições de ouvintes.

 

 

Inscrições:

 

As inscrições podem ser feitas em uma das duas modalidades: ouvintes ou apresentadores de trabalho.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do preenchimento de formulário eletrônico:acesse o formulário aqui.

No caso de apresentadores de trabalho, cada proponente deverá escolher apenas 1 (uma) sessão temática de comunicação e apresentar apenas 1 (uma) proposta de trabalho.

Consulte aqui as instruções para envio dos trabalhos.

 

Informações:  simposiopatrimoniocultural2013@gmail.com

 

 

Comissão Organizadora:

 

Profa Mônica Martins da Silva- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)

Prof. Elison Antônio Paim- Pameduc/UFSC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)

Profa Janice Gonçalves - LabPac/UDESC e GT Patrimônio Cultural (ANPUH-Seção SC)

Arquiteta Melina Valença Marcondes (Fundação Catarinense de Cultura)

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Saiu no site da prefeitura a parceria do IHB e a FAEMA

Foto: Eraldo Schnaider

PARCERIA GARANTE MANUTENÇÃO DAS EXPOSIÇÕES DO MUSEU FRITZ MÜLLER

(Quinta-feira,03/10/2013)

Uma parceria entre a Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) e o Instituto Histórico de Blumenau (IHB) está garantindo a revitalização de peças de exposição e do espaço físico do Museu de Ecologia Fritz Müller. O apoio técnico e financeiro destinado ao local vem ao encontro do trabalho desenvolvido pela Diretoria de Educação Ambiental e busca tornar o espaço mais atraente para visitação.

Quem passar pelo local já pode observar, por exemplo, que a sala de terrários e aquários foi revitalizada. A proposta agora é criar um novo abrigo para o insetário e realizar a manutenção e introdução de espécies paisagísticas no jardim do Museu. Para isto, estão sendo plantadas nos canteiros lantanas e outras espécies de flores estudadas pelo naturalista Fritz Müller.

A sala Augusto Ruschi também está recebendo atenção especial e o objetivo é a reativação dos aquários. Até o momento, eles já passaram pelo processo de remontagem dos vidros, instalações de bombas para oxigenação, bem como manutenção da parte elétrica. Numa nova etapa, será feita a coleta de água de cachoeira, lagoa e marinho para abastecer os aquários.

Já na sala Charles Darwin, a coleção de insetos receberá um novo armário que está em fase de fabricação. Para o diretor de Educação Ambiental, Rogerio Luiz Müller, essas revitalizações são importantíssimas para a reativação da proposta educacional do Museu, que é utilizar as exposições como instrumentos de educação ambiental. “O IHB sempre foi um apoiador do nosso trabalho e estamos muito gratos por essa parceria, ela preserva e enaltece a memória do naturalista Fritz Müller”, destaca.

 O público já pode conferir com o local está ficando. O local está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e nos sábados, domingos e feriados, no horário das 10h às 16h. A entrada é gratuita e escolas podem agendar visitas monitoradas, através do telefone (47) 3222-3189. O Museu de Ecologia Fritz Müller está localizado na rua Itajaí, no bairro Vorstadt.

Assessora de Comunicação: Talita Catie

Assinada parceria para manutenção do Horto do Museu Fritz Müller

Foi assinado pelo Presidente do IHB, Sr Hans Prayon, Termo de Parceria com o Ministério Público de Santa Catarina, Central de Penas e Medidas Alternativas de Blumenau, para disponibilização de apenados à manutenção do Horto do Museu Fritz Müller. Após a restauração do Horto, com recursos desse órgão, a manutenção será feita com a prestação de serviços dos infratores, notadamente da área ambiental. Esta atividade acontecerá com a supervisão e orientação dos educadores ambientais da FAEMA. 

APLICAÇÃO DOS RECURSOS DO MP

Nesta semana os aquários e terrários do Museu Fritz Müller começarão a ser adequados para as aulas de ecologia, a partir de seu preenchimento com os materiais necessários. 

Ainda, um insetário (móvel com 30 gavetas) que abrigará a coleção de insetos do Museu já foi encomendado. O que existe está infestado por cupins e se não for trocado, ameaça toda a coleção.

Ainda, o Horto já começou a ser replantado com espécies estudadas por Fritz Müller.Muitas no decorrer do tempo, morreram e são importantes para que os alunos e visitantes as conheçam.

As associadas do IHB Daniela Mayerle (engenheira agrônoma e paisagista) e Mabeli Espíndola (bióloga e educadora ambiental da FAEMA) acompanham os trabalhos. 

O Sr Rogério Müller - Gerente do Museu e funcionário da FAEMA, é parceiro no desenvolvimento do projeto. 

Texto de Ana Maria L. Moraes - Historiadora e Secretária IHB

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Novos recursos para o Museu de Ecologia Fritz Müller

Estão sendo direcionados ao Museu de Ecologia Fritz Müller, recursos provenientes das Penas Alternativas aplicadas pelo Ministério Público Estadual.

Reparos já foram efetuados nos aquários e terrários proporcionando condições para que os estudantes conheçam estes ecossistemas. O trabalho ainda não foi concluído pois os mesmos precisam ser povoados com espécies marinhas, fluviais e lacustres. Possivelmente na próxima semana isto estará sendo realizado.

Insetário danificado pelos cupins colocando em risco toda a coleção 

 

Ainda, no último repasse, como o montante foi maior, já foi encomendado um novo insetário (móvel com 30 gavetas para abrigar a coleção de insetos), bem como o Horto do Museu será refeito com plantio de mudas e espécies estudadas por Fritz Müller.

Na verdade este é um laboratório a céu aberto, local onde o naturalista fazia suas observações e que merece ser disponibilizado ao público. Estamos trabalhando para isto. 

 

Primeira rodada de discussões sobre patrimônio histórico

Na segunda feira dia 28 de setembro, reuniram-se informalmente o Vice Presidente Marcos Schroeder, a Secretária e Historiadora Ana Maria, Arquiteto Alfredo Lindner e Sávio Abi-Zaid para uma primeira rodada de discussões sobre patrimônio histórico e como iremos trabalhar esta questão.

Quando outros convites forem feitos, participem, é de suma importância a presença dos associados, na hora em que os temas forem discutidos.

A ideia é reunirmos propostas para enviarmos ao Poder Público com mudanças e incentivos a preservação de nossos imóveis que possuem  interesse histórico.

Este é um trabalho que não tem data para acabar, pois como vimos, muito precisa ser feito. Nisto se inclui a mudança de conceitos sobre história, memória, cultura e preservação. Porquê preservar e o que ganha-se com isto. 

Como podem ver, nossas reuniões nem sempre são chatas.... aliás foi muito produtiva e interessante. 

Obrigado ao Sávio e Alfredo!

II Workshop Catarinense de Indicação Geográfica e I Mostra de Produtos Tradicionais do Vale Europeu e Caminho dos Príncipes

O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de setembro, na Fundação Cultural, muito importante para refletirmos sobre o quanto podemos obter de retorno no investimento de adequação de nossos produtos regionais às regras para indicação geográfica, certificação de origem, etc.

O que deixou a desejar foi a pouca presença de autoridades ou pessoas que as representassem e tivessem participação nas políticas públicas. 

Os participantes e palestrantes  eram do Ministério da Agricultura, Secretaria de Turismo, Fundação Catarinense de Cultura, BADESC  e outros órgãos ligados a estes.

Ficou evidente que existem muitas oportunidades que estamos perdendo por desconhecimento ou desinteresse. Recursos existem - são unânimes em afirmar - o que faltam são projetos. Isto ouvimos quase que diariamente. 

Os assistentes eram em sua grande maioria de técnicos. O interessante era que houvesse a presença daqueles que podem colocar em suas agendas de trabalho, ações positivas voltadas para o fortalecimento de políticas públicas beneficiando  nossos produtos regionais.

Ganhariam a pequena propriedade, diminuiria o êxodo rural, incentivaríamos o turismo e a cultura  de Blumenau e região. Do IHB estiveram presentes a Secretária e Historiadora do IHB Ana Maria Ludwig Moraes e o Vice Presidente Marcos Schroeder.

 

Historiadora Regina Helena do IPHAN,  Secretária do IHB e Historiadora Ana Maria Moraes e a Professora Doutora da FURB  Antropóloga Marilda Ceccucchi.