segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Próxima reunião do IHB: 27/08/2013 - 19h30

Nossa próxima reunião será na terça feira, dia 27,as 19:30 h no CC 25 de Julho.

Pauta: análise das atividades de julho e agosto e novas propostas de ações.

Aguardamos os associados.

Seminário de Cultura, História, Memória e Antropologia de Blumenau e Região e Museu Virtual da Culinária Regional do Vale do Itajaí

MEMÓRIA DE REUNIÃO 25/2013

Data: 16/08/2013

Horário: 14 HORAS

Local: FURB

Assunto: Reunião com Profª Marilda Rosa Galvão Checcucci Gonçalves da Silva

Presentes: Ana Maria L Moraes, Profª Marilda e estagiária.

Assuntos: Seminário de Cultura, História, Memória e Antropologia de Blumenau e Região e Museu Virtual da Culinária Regional do Vale do Itajaí.

Ambos os assuntos já foram tratados e agora seguem para sua execução.

A Profª Marilda ficou muito satisfeita em saber que o IHB aprovou e já está buscando parceiros para a execução do Seminário. Decidiu-se que os próximos passos serão, a elaboração de um projeto, que delimitará os temas a serem abordados, datas, parceiros.

Esta execução ficou a cargo da Professora, pois a concepção do mesmo é sua, porém, o IHB irá auxiliar, enviando propostas.

O passo seguinte, será envolver a Profª Sueli, como representante da Fundação Cultural e que trará sua colaboração auxiliando no projeto.

Ainda, tratou-se do Museu Virtual da Culinária Regional, que também projeto da Profª Marilda, será revisto por ela e colocado nos moldes discutidos na reunião. Pretende-se que este apresente objetos, pesquisas e artigos sobre o tema. A intenção é que seja uma ferramenta para pesquisa científica e de alto padrão. Para o conselho editorial, serão convidados professores de nível internacional e uma possível parceria com a UFSC.

O desenvolvedor da ferramenta ficará a cargo do IHB que trabalhará na captação de um patrocinador.

Viu-se que haverá a necessidade de além da criação de um conselho editorial, um responsável pela alimentação e manutenção do Museu.

O próximo encontro ficou marcado para início de setembro, com data a definir.

Audiência com reitor da Furb

MEMÓRIA DE REUNIÃO 24/2013

Data: 14/08/2013

Horário: 17 h

Local: FURB

Assunto: Audiência com Reitor

Presentes: Ana Maria L Moraes, Marcos Schroeder e Reitor João Natel P. Machado.

A pauta deste audiência previa a abordagem dos seguintes assunto:

1. Fritz Müller e outros assuntos relcionados : 1) Museu Fritz Müller – estágio das negociações da transferência do Museu da FAEMA para a FURB (Departamento de Biologia) – segundo formos informados, pelo próprio Presidente da FAEMA via telefone ao reitor, durante a reunião, falta apenas os trâmites que estão na Procuradoria da Prefeitura, não havendo mais nenhum item a ser discutido. A questão já está fechada. Informamos que o IHB está aplicando os recursos que tem recebido do Ministério Público na reforma das vitrines e terrários, bem como em uma segunda etapa, na manutenção do jardim que possui plantas raras, cultivadas pelo próprios Fritz Müller. 2) Concessão do título de Honoris Causa: será encaminhada pelo reitor ao Conselho da Universidade, para tanto, o IHB está encarregado de fazer a defesa desta concessão, bem como municiará a Instituição com demais informações sobre o assunto. 3) Livros e pesquisas sobre Fritz Müller – o livro do Simpósio que ocorreu em 2010 na Alemanha sobre Fritz e Hermann Müller, cujos assuntos tratados foram organizados em um livro, será distribuído pela Livraria da FURB, conforme entendimentos já mantidos com o Departamento encarregado. 4) Criação da Associação dos Amigos do Museu Fritz Müller – foi informado ao Reitor, que o IHB possui a intenção de organizar uma Associação de Amigos do Museu (nos moldes da Associação dos Amigos do Arquivo) para que esta possa captar recursos mais facilmente, proteger, promover campanhas e demais ações que viriam de encontro a facilitar a manutenção e implementar melhorias permanentes no Museu, independente de onde este estiver vinculado. Tal iniciativa foi também aprovada pelo reitor.

4. Seminário sobre história, memória, cultura e antropologia de Blumenau e Região: este assunto foi sugerido pela Profª Marilda Checcucci e o IHB achando-o pertinente, vê que tal evento precisa ser realizado em parceria com Fundação Cultural, FURB entre outras, ainda não contatadas. Este seminário visa discutir amplamente com vários segmentos, as questões acima elencadas para que de certa forma, possamos nivelar estas questões. Vê-se a disparidade de entendimentos sobre o assunto quando se aborda preservação patrimonial, eventos culturais, história e memória, o que leva a ações equivocadas em diversas instâncias. A ideia é de minorar estas disparidades e instrumentalizar os envolvidos. O Reitor Prof.Natel deu total apoio, informando que a FURB participará com toda a estrutura de que dispõe. Ainda, sugeriu, que tal iniciativa pela sua importância deve ser formatado de maneira que se desenvolva por um período maior do que de um seminário, que seja uma agenda, desenvolvida no decorrer de um período. O IHB ficou então de retornar à Profª Marilda e Sueli Petry (designada pelo Presidente da Fundação Cultural, que já apoiou o projeto) para planejamento e desenvolvimento do projeto.

3. Museu Virtual da Culinária Regional – também sugestão da Profª Marilda do Mestrado de Desenvolvimento Regional, este assunto foi abordado e o IHB discutirá com a Professora detalhes para sua elaboração.

5. Assuntos diversos – a reunião estendeu-se por 90 minutos onde diversas questões foram discutidas informalmente, especialmente sobre questões educacionais e da universidades.

Reunião com o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau

reunião Vanderlei

O IHB vem sistematicamente buscando parcerias para desenvolver projetos. Este, com FURB, Fundação Cultural e Câmara de Vereadores, possui a proposta de fomentar discussões nos mais variados âmbitos sobre nossa história, memória e antropologia. Mais coisas ainda virão por aí!

O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), reuniu-se nesta quinta-feira (22) de agosto com a diretora do Instituto Histórico de Blumenau, Ana Maria Ludwig Moraes, com a professora da Furb, Marilda Checcucci. Gonçalves da Silva, e com a diretora do Arquivo Histórico da cidade, Sueli Petry. Na pauta do encontro, a parceira entre as entidades e o Poder Legislativo para a realização de seminários sobre patrimônio histórico – bens materiais e imateriais.

A intenção é firmar uma parceria entre a Câmara de Vereadores, Prefeitura, Furb, Fundação Cultura de Blumenau e outras entidades afins para debater ações para o setor. “A ideia é realizar seminários para discutir a história, a memória, a antropologia e uma agenda cultura para a cidade, oportunizando a participação de outros parceiros para colocar o tema mais forte na ordem do dia da comunidade blumenauense”, explicou o presidente.

Vanderlei informou que vai agregar essa ação à pauta da Câmara de Vereadores, via Comissão Especial de Revitalização do Centro Histórico. Na próxima terça-feira (27), a comissão especial se reúne mais uma vez para discutir as ações propostas para revitalizar a região. “A reunião vai contar com a participação destes novos parceiros e a pauta desta parceria vai ser incluída na pauta da comissão”, informou.

Fonte: Site da Câmara Municipal de Blumenau / Foto: Denner William/Agência Camarablu

Participação na audiência pública

MEMÓRIA DE REUNIÃO 23/2013

Data: 12/08/2013

Horário: 18 h

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau

PRESENTES: Ana Maria L Moraes, Marcos Schroeder, Savio Abi-zaid e Sueli Maria V. Petry

Assuntos: PARTICIPAÇÃO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA 005/2013

O IHB fez-se presente nesta audiência pública cuja pauta era,
- Códigos de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo
- Código de Parcelamento do Solo
- Código de Edificações
- Código de Circulação
- Lei Complementar n° 834/2011 – Estudo de Impacto de Vizinhança
- Lei Complementar nº 793/2011 - Politica de preservação de Bens considerados como Patrimônio Cultural.

A principal motivação era a previsão de que se discutiria a mudança de parâmetros construtivos para o Bairro Bom Retiro, o que não ocorreu.

Desta forma, o assunto irá ao COPLAN, para análise e deliberação reunião na qual estaremos presentes, não como Conselheiros, mas como interessados na defesa deste local.

Audiência com o presidente da Fundação de Cultura de Blumenau

MEMÓRIA DE REUNIÃO 22/2013

Data: 02/08/2013

Horário: 14 h

Local: FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU

Assunto: Audiência com Presidente

Presentes: Ana Maria L Moraes, Marcos Schroeder e o Presidente Sylvio Zimmermann Neto.

Inicialmente o IHB colocou-se à disposição da Fundação para auxiliar no que estiver ao seu alcance.

Na sequência, informou sobre a sugestão da Professora Marilda Ceccucci do Departamento de Mestrado em Desenvolvimento Regional da FURB em organizar um seminário que versasse sobre história, memória, cultura e antropologia de Blumenau e Região. Esta recebeu total apoio do Presidente o qual designou a Profª Sueli Petry para representar a Fundação nesta discussão, planejamento e organização.

A cartilha desenvolvida pela SEPLAN (preservação do patrimônio cultural edificado) em parceria com o IHB, foi o assunto tratado na sequencia, a qual ainda poderá ter a Fundação como parceira.

A intenção da criação de uma Associação dos Amigos do Museu Fritz Müller foi informada ao Sr Zimmermann, que discorreu sobre um iniciativa semelhante que está se fazendo e que envolvem os museus municipais como um todo. Aproveitou para convidar o IHb a fazer parte do mesmo, acompanhando as atividades que se desenvolvem. Sugeriu que refletíssemos sobre a pertinência ou não de criarmos mais uma associação, se não seria mais produtivo nos juntarmos a este grupo. Vimos que o Museu Fritz Müller possui algumas particularidades que precisam ser tratadas de forma diferenciada, por isso, a criação da Associação nada impede que passemos a integrar o grupo que se forma, nem haveria uma dispersão de forças.

Tratou-se ainda de diversos assuntos como a criação pela Câmara de Vereadores de uma comissão que discutirá o Centro Histórico de Blumenau.

Viabilidade de parceria técnica para elaboração de projetos

MEMÓRIA DE REUNIÃO 20/2013

Data: 25/07/2013

Horário: 14:00 h

Local: FURB – Mestrado de Desenvolvimento Econômico

Presentes: Ana Maria L. Moraes e Profª Marilda Checcucci Gonçalves da Silva

ASSUNTOS: VIABILIDADE DE PARCERIA TÉCNICA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Após explicitarmos a Profª Marilda sobre a necessidade de se obter respaldo teórico para elaboração de inventário e outras ações de mapeamento das manifestações culturais e salvaguarda de memória, recebemos sua aprovação e intenção de auxiliar.

Mostrou-nos os vários projetos que tem em andamento e outros aguardando recursos e o engajamento de parcerias para sua execução.

Sua área de atuação é na Gastronomia enquanto manifestação cultural. Informou sobre alguns alunos que estão desenvolvendo trabalhos com este viés e que possui pesquisas prontas para registro e indicações geográficas.

Vimos que seria muito importante o fomento de um seminário que visasse uma ampla discussão sobre cultura, história, memória e antropologia com o objetivo de tratar as raízes culturais de forma técnica e fundamentada em pesquisa. Isto proporcionaria uma maior segurança daqueles que se envolvem com estes assuntos e que muitas vezes incorrem em erros graves de interpretação.

Ainda frisou sua preocupação com a questão da diversidade cultural de nossa região, a interpenetração de diversas culturas e que está levando a formação de uma nova identidade cultural, sem que se tenha devidamente salvaguardada aquela memória das práticas herdadas dos colonizadores.

Muitas coisas estão se perdendo, por uma série de fatores, inclusive o desaparecimento daqueles que tinham em seu cotidiano práticas que estão caindo no esquecimento, mas que foram fundamentais para nossa identidade cultural.

Ficamos então, de contatar com o Reitor da FURB e Presidente da Fundação Cultural a fim de buscarmos a realização deste seminário.

Projetos em andamento e conservação do Museu Fritz Müller

MEMORIA DE REUNIÃO 19/2013

Data: 23/07/2013

Horário: 09:00 h

Local: MUSEU FRITZ MÜLLER

Presentes: Ana Maria L. Moraes, Mabeli Espíndola, Marcos Schroeder e Rogério Müller.

Assuntos: FRITZ MÜLLER – Projetos em andamento e conservação do Museu.

Inicialmente falou-se sobre o estado de conservação do Museu, que enseja urgentemente de reparos no telhado e no piso. Sr Rogério informou que o mesmo não se encontra entre as prioridades da FAEMA e que segundo sabe, a transferência do Museu para a FURB é questão de pouco tempo. Discutiu-se em seguida, que está previsto no calendário de eventos do Cinquentenário da FURB, a concessão do título de Doctor Honoris Causa a Fritz Müller. Como não se teve mais notícias sobre este assunto, ficou-se de marcar uma audiência com o reitor para, entre outros assuntos, inteirarmo-nos desta questão. É ideia que se aproveite esta oportunidade para a programação de eventos paralelos como o lançamento do livro do Simpósio ocorrido em 2010, que trata da obra de Hermann e Fritz Müller e um possível seminário. Ainda, falou-se sobre o livro infantil que está em fase de captação de recursos elaborado pela Profª Eliane Veras da Veiga de Florianópolis, tendo como consultora a Historiadora Ana Maria L. Moraes e ainda, outra obra, produzida pela Educadora Ambiental Mabeli Espíndola.

Foi sugerido que em uma reunião com Sylvio Zimmermann Presidente da Fundação Cultural, procurássemos parceria para os eventos acima relatados.

Na audiência com o reitor da FURB, iríamos sugerir a criação de uma Associação de Amigos do Museu – nos moldes dos Amigos do Arquivo, com o objetivo de, entre outras ações, a captação de recursos para manutenção e melhoria do mesmo. Também falou-se de para a divulgação desta ideia, confeccionarmos camisetas com o desenho de Fritz que é utilizado pela FAEMA em suas publicações, com alguma chamada evocando a criação desta associação.

Viu-se da necessidade de novamente recorrermos a Foz do Brasil para que se retomem as negociações para que esta venha a efetuar a manutenção do Museu conforme já havia sugerido no passado. Mabeli lembrou que pessoal técnico da Foz efetuou levantamentos e orçamentos para isto.

O Sr Rogério Müller ficou de retomar este assunto junto à FAEMA e Foz do Brasil; ainda informou que protocolou junto à Prefeitura de Blumenau relatório sobre as condições físicas do Museu, inclusive sobre a responsabilidade civil caso algum acidente venha a acontecer. Também assumiu o compromisso de junto à FAEMA devolver os desumidificadores retirados no ano que passou com o objetivo de reduzir as despesas de luz (!).

A Secretária do IHB, Ana Maria L Moraes ficou de contatar com o articulista do JSC Valter Ostermann para pedir-lhe que se engaje em uma campanha para salvaguarda do Museu.

Ficamos de divulgar, a existência da Comenda Municipal Fritz Müller, voltada à preservação ambiental.

Como os armários que guardam as coleções de insetos estão em adiantado estado de decomposição pela ação dos cupins, principalmente, Sr Marcos e Ana Maria comprometeram-se a buscar alguma marcenaria para efetuar o trabalho gratuitamente.

Foi relatado pelo Vice Presidente Marcos sobre as melhorias que serão feitas no Museu, a partir de recursos originados das Penas Alternativas do Ministério Público. As primeiras ações serão reparos nas vitrines, terrários e o resgate do jardim que possui espécies plantadas por Fritz Müller e que se encontram abandonadas.

Após cumprida a agenda dos assuntos previstos para o encontro, este foi encerrado.

Participação na reunião do Coplan

MEMÓRIA DE REUNIÃO 21/07/2013

Data: 03/07/2014

Horário: 14 HORAS

Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal

Presentes: Ana Maria L Moraes, Sávio Abi-Said do IHB; funcionários da Secretaria Municipal de Planejamento e demais Conselheiros do COPLAN.

ASSUNTOS: PARTICIPAÇÃO NA REUNIÃO DO COPLAN

A convite da SEPLAN (Secretaria do Planejamento Municipal) os conselheiros do COPE foram convidados a participar da reunião daquele colegiado, no último dia 03 de julho, onde seria discutida a questão do novo zoneamento do Bairro Bom Retiro. Fazendo uso da palavra, o IHB fez uma significativa defesa para valorização de nosso patrimônio cultural, notadamente neste caso, do Bairro Bom Retiro.

domingo, 4 de agosto de 2013

Novo zoneamento do bairro Bom Retiro

Reunião SEPLAN

A convite da SEPLAN (Secretaria do Planejamento Municipal) os conselheiros do COPE foram convidados a participar da reunião daquele colegiado, no último dia 03 de julho, onde seria discutida a questão do novo zoneamento do Bairro Bom Retiro. Fazendo uso da palavra, o IHB fez uma significativa defesa para valorização de nosso patrimônio cultural, notadamente neste caso, do Bairro Bom Retiro.

Aplicação dos recursos recebidos do Ministério Público no Museu Fritz Müller

Reunião

No último dia 23 de julho, o IHB reuniu-se com  Rogério Müller e Mabeli Espíndola da FAEMA para conversarmos sobre o Museu - novamente em pauta as necessidades prementes de conservação do mesmo, as melhorias que o IHB irá efetuar com os recursos recebidos do Ministério Público - recuperação das vitrines, terrários e jardim, etc.

Muitos assuntos estiveram em pauta, sobre a intenção da criação de uma Associação de Amigos do Museu que viesse a defender seus interesses e a captação de recursos para investimentos em sua manutenção e dinamização. Concessão do título de Doctor Honoris Causa a ser concedido a Fritz Müller pela FURB, lançamento de livros sobre o naturalista e outros que podem ser conferidos em nossa Memória de Reunião nº 19.

Ana Maria L. Moraes
Historiadora / Secretária IHB

 

Marcos Schroeder
Vice Presidente IHB

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Câmara discute revitalização do centro histórico com o conselho municipal

camara

 

A Câmara de Vereadores realizou na tarde desta quarta-feira (31) reunião com o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Edificado. O encontro foi proposto pela Comissão Especial que estuda a revitalização do centro histórico. O objetivo foi informar os conselheiros sobre o trabalho que o grupo vem desenvolvendo.

O presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), explicou que a comissão especial trabalha em duas frentes: uma refere-se à revitalização do centro histórico, onde a nova sede está inserida; a outra à situação do Edifício América. “Esperamos que até o final do ano possamos dar uma resposta à cidade sobre esses dois aspectos, apresentando alternativas e encaminhamentos para chegarmos a uma solução que contemple todos os envolvidos da melhor forma possível”, informou.

O presidente da comissão especial, vereador Beto Tribess (PMDB), disse que o grupo está realizando ampla pesquisa histórica sobre cada bem patrimonial da região e que pode contribuir com o conselho municipal. “Gostaríamos de ser o apoio para o conselho, no sentido de ajudar a preservar o centro histórico e até criar uma legislação específica a respeito”, revelou.

Já o presidente do conselho, Alexandre Gevaerd, também secretário de Planejamento, classificou a reunião como histórica. “Estamos aqui no centro histórico para discutir um assunto tão importante que é o da revitalização e preservação do local, levantado pela Câmara de Vereadores. Isso é louvável”, assinalou, informando que, legalmente, a região não é identificada como centro histórico.

O vereador Maurício Goll (PSDB), membro da comissão, disse que se sentia orgulho em participar daquele momento. “É uma ocasião ímpar participar desta discussão e da oportunidade de reavivar o centro histórico, pelo desafio dado à comissão”.

Conselheiros

Os conselheiros foram unânimes em elogiar a iniciativa da Câmara de criar a Comissão Especial do Centro Histórico e Edifício América. A historiadora Ana Maria Moraes, representante do Instituto Histórico de Blumenau, lembrou que a memória histórica e cultural de Blumenau necessita ser defendida. “O povo precisa conhecer as origens e é por meio da preservação da história e dos aspectos culturais que isso acontece”.
O conselheiro Bráulio Maria Schloegel disse que a criação da comissão foi muito oportuna, porque a revitalização do centro histórico dará a Blumenau um novo cartão de visitas. “Temos que mostrar para o mundo esta referência”.

Geaverd ressaltou que a reunião foi muito produtiva e que o conselho vai estudar propostas para contribuir com a comissão especial da Câmara de Vereadores. “Vamos amadurecer o assunto e esta área deve ser tratada com um zoneamento diferenciado”, afirmou, agradecendo à Câmara pela oportunidade de realizar a reunião do conselho na nova sede, que ocorreu antes da reunião com a comissão.

O presidente Vanderlei também agradeceu ao conselho por aceitar o convite e disse que é uma grande satisfação abrir as portas da Câmara para os debates sobre a cidade. “É importante o acesso dos conselhos municipais neste espaço, que torna as reuniões mais públicas”, completou.

Agência Camarablu | Fonte: Assessoria de Imprensa