terça-feira, 18 de junho de 2013

Agende-se para a próxima reunião

Estamos programando para o próximo dia 1º de julho, segunda feira, reunião do IHB no Centro Cultural 25 de Julho. Mais perto da data, confirmaremos, inclusive com horário, que deverá ser em torno de 19h30.

Notas

1) LANÇADO EM BONN O LIVRO DO SIMPOSIO REALIZADO EM 2010 SOBRE FRITZ E HERMANN MULLER: PESQUISANDO A NATUREZA PARA DARWIN!

Já efetuamos os primeiros contatos para tê-lo disponibilizado via Livraria da FURB.

2) IPHAN SINALIZOU POSITIVAMENTE SEU INTERESSE EM ESTABELECER PARCERIA COM O IHB, NO SENTIDO DE DESENVOLVERMOS AÇÕES CONJUNTAS DE AUXÍLIO À ENTIDADES PARA ELABORAÇÃO DE REGISTROS DE BENS IMATERIAIS E OUTROS LEVANTAMENTOS. EM BREVE OCORRERÁ UMA REUNIÃO NESTE SENTIDO, AGUARDAMOS RETORNO DE SUA DISPONIBILIDADE DE AGENDA.

Livro sobre Fritz e Hermann Müller

Fritz und Hermann Müller Naturforschung Für Darwin

Recentemente foi lançado na Alemanha, um livro sobre os Irmãos Müller – Fritz e Hermann – que tem a participação do Dr. Christian Westerkamp, alemão, professor da Universidade do Ceará e incansável batalhador pela obra destes cientistas.

O livro – por enquanto em alemão, deverá ser disponibilizado para venda na Livraria da FURB, conforme entendimentos prévios já mantidos.

Também conta Dr Christian,  que um cientista francês publicou um blog sobre o Fritz numa página relacionada à conceituada revista botânica "Annals of Botany", uma das mais importantes do mundo na área. Para acessá-lo, clique aqui: AOBblog.


P1010620a

P1010669

P1010674

Relação dos endereços das entidades de preservação regionais

A pedido do associado Nelcio Lindner, iniciamos o trabalho de montar um banco de dados onde constam os endereços dos órgãos vinculados às Prefeituras Municipais voltados a preservação da história e memória de seus municípios. Em breve estarão no blog.

Embora em Blumenau Fritz Müller seja praticamente um desconhecido pela maioria da população, um grupo de admiradores de sua obra, trabalha sem parar.

Campanha de valorização e preservação da história e memória

Em parceria com a SEPLAN – estamos desenvolvendo um projeto de Valorização e Preservação da História e Memória que prevê três etapas, sendo a primeira a confecção de uma cartilha, posteriormente ações midiáticas em favor da preservação cultural e no último estágio, as escolas municipais trabalhariam a conscientização para preservação e valorização da nossa história e da memória. Estamos atualmente na fase de elaboração dos textos, estando o IHB encarregado da parte conceitual e de apresentação do projeto e a equipe de arquitetos da SEPLAN, a legislação e questões técnicas.

Visita ao ministério público

Estivemos no último dia 04, visitando o Promotor do Meio Ambiente, ao qual relatamos as atividades do IHB, bem como convidamos o MP a conhecer o Projeto para Valorização do Patrimônio Edificado que o IHB desenvolve em conjunto com a Secretaria Municipal de Planejamento. O resultado foi que possivelmente teremos recursos para edição da cartilha que está sendo confeccionada para o projeto acima e restauração de alguns itens do Museu Fritz Müller, como recuperação de animais taxidermizados, vitrines, aquários, etc.

Trabalho voluntário

O IHB está prestando serviço voluntário junto ao Arquivo Histórico, na digitalização de um dos volumes da obra de Fritz Müller, produzida no início do século XX por seu sobrinho Alfred Möller. A coleção inteira, é a reunião de artigos, pesquisas e cartas sendo material é único e raro, estando à disposição para pesquisa on line, com exceção deste volume que o UHB está trabalhando. São mais de 600 páginas, digitalizadas em alta resolução, as quais levam – cada duas – em torno de 5 minutos para serem copiadas.

Palestra por especialista na indicação geográfica de produtos regionais

palestra produtos regionais

No último dia 17 de maio, ocorreu na Fundação Cultural, palestra proferida pelo Prof. Pecquer, ref estudos de viabilidade da região para indicação geográfica de produtos tradicionais, como cristais, lingüiça Blumenau, têxteis, kochkase, entre outros. A exemplo do que ocorre no Sul da França, região que tradicionalmente produz a famosa lavanda, vários outros itens como óleo de oliva, vinhos, perfumarias, tem se beneficiado de toda a estrutura de marketing criada por ela: meio ambiente preservado, qualidade intrínseca dos produtos, consumidores fidelizados, etc.

Para isso, frisou ele, é necessário que haja compromisso tanto dos produtores quanto do poder público, que atuará com políticas adequadas para que tudo funcione. O Prof Doutor Bernard Pecqueur da UMR PACTE - Universidade de Joseph Fourier - Grenoble 1, na França, e Claire Marie Thuillier Cerdan, e a Professora Doutora da Universidade de Montpellier, França,  vieram a convite da Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa – AJORPEME, 2) Fundação Municipal de Desenvolvimento Rural 25 de Julho (Joinville), do      Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, e da   Divisão de Política e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal da Agricultura em Santa Catarina, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Cumpriram uma extensa agenda de compromissos, entre palestras e visitas a produtores locais e regionais cujo objetivo é a alavancagem do desenvolvimento econômico de maneira ampla e interativa entre vários itens regional e tradicionalmente produzidos.